Compasso e Esquadro

Compasso e Esquadro

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Glenn Greenwald x Edward Esnowden e Julian Assange, é contra-informação do PRISM?

Como a NSA dos EUA invadiu as redes de telecomunicações na América Latina

Por José da Mota.

Primeiro faço uma sinopse de outro artigo publicado aqui neste blogue sobre Edward Snowden

Saiu do anonimato direto para a lista dos “mais procurados” do governo dos Estados Unidos da América do Norte. Ele é o responsável pelo vazamentos de arquivos que tornaram públicos a existência do PRISM, programa norte-americano de rastreamento com capacidade de acessar arquivos de áudio, vídeo, foto, e-mails, histórico de buscas e outros dados sigilosos de qualquer cliente das maiores empresas de internet do mundo.
Talvez esse jeito que lhe transparece tenha sido o motor para que ele se denunciasse um dos maiores programas confidenciais de inteligência americana. Aos 29 anos, Snowden acendeu a chama de um debate importantíssimo sobre o equilíbrio entre segurança nacional e privacidade no mundo moderno.
Antes de trabalhar pelos últimos quatro anos, da NSA, foi assistente técnico para a CIA (Agência Central de Inteligência) Em qualquer lugar do mundo, funcionários de agências de inteligência são obrigados a assinar uma série de contratos que garantem, juridicamente, o segredo dessas informações.
www.fatonews.com.br
(NSA) monitora o paradeiro
de cerca de cinco bilhões de telefones
por dia em todo o mundo.
 
Neste impasse entre o que era certo para o governo ou o que era melhor para a população, Snowden optou pelo segundo. Desde então, largou tudo e partiu para Hong Kong, onde teria o mínimo de segurança para liberar os documentos sem ser capturado quase que imediatamente pela polícia. 
Entre eles, uma apresentação de slides que servia para treinar novos oficiais a lidar com o software de rastreamento, dava todos os detalhes do alcance e dimensão do PRISM.
Depois da reportagem dada com exclusividade ao jornal britânico The Guardian, Snowden se mandou mais uma vez, primeiro com destino à Rússia, depois, ninguém sabe. O governo norte-americano chegou a fazer um pedido formal de extradição a qualquer país que saiba de seu paradeiro.
De Julian Assange dispensa maiores apresentações, Físico, matemático, programador, hacker é um dos 9 membros do WikiLeaks, fundado por ele. Um Wiki de denúncias e vazamento de informações "secretas", mais famoso do mundo. Tornou-se seu porta-voz e editor chefe. Depois ganhou mais fama e também se tornou condenado procurado como inimigo dos EUA ao publicar documentos secretos deste país.
Informações enviadas por um ex-analista de inteligência do governo norte-americano, Bradley Manning. Que foi condenado a 35 anos de prisão por ter vazado arquivos confidenciais ao site WikiLeaks.
Glenn Greenwald publica algumas informações um tanto controversas com as declarações de Snowden sobre o PRISM, apesar de se intitular como seu porta voz, assim como Assange foi de Bradley Manning.
Como, por exemplo, neste trecho publicado que mais parece livro de ficção científica de espionagem da década de 40, quando ainda se plantava escutas telefônicas, na matéria de Isabela Marinho logo abaixo, reprisado do G1 do Rio:
flitparalisante.wordpress.com
"Segundo Greenwald, a agência abre pacotes, implanta dispositivos de vigilância nos aparelhos, e os devolve lacrados para os usuários sem que eles saibam disso".
"Eles abrem o produto e colocam um programa para todos as informações, todos os dados irem para a NSA, fecham o pacote e mandam para a pessoa que comprou. E esses produtos são usados para dar serviços de internet para muitas pessoas", disse Greenwald.".
Com os hiper-computadores, hiper-banco de dados (as populares nuvens), a rede de computadores interconectados uns aos outros por todo o planeta (vulgo Internet) e principalmente os IP´s que dão à quem detêm o domínio de seus códigos binários a invasão de qualquer computador, sistemas de informática como linguagens de programação, bancos de dados, Google, páginas da Web em geral, redes sociais, aplicativos para computador, TV´s digitais e etc. 
interessantesfatos.blogspot.com.br
Porque então se darem ao trabalho de abrirem um produto e implantarem um programa para coletarem informações para a NSA? Soa um tanto quimérico para a atual tecnologia de hoje e principalmente a da NSA. Da qual divulgam por toda Internet que está criando um computador quântico para decodificar mais criptografias ainda.
Isto lembra-me o pouco que acompanhei da guerra fria entre EUA e URSS, de como os Estados Unidos venceram esta batalha no jogo da informação e contra-informação principalmente a respeito da tecnologia mais avançada. Quando disseram que haviam pisado na Lua apresentando para o mundo todo um filme tosco cheio de falhas para uma façanha como esta, como prova! Na época quase todos os humanos acreditaram. 
Será que Greenwald não é do serviço secreto estadunidense e sua missão é, diante da confiança que Edward Snowden lhe depositou, criar uma história surreal sobre o PRISM para os EUA enganarem o mundo, outra vez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para sua segurança guardando aprovação do moderador.